quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Discussão Sobre Teatro...


Quando falamos em teatro, a primeira coisa que nos vem a mente são aquelas lindas peças com orçamentos fora de alcance ou super produções que lotam grandes teatros, mas qual a função real do Teatro? Como ele vem sendo usado e repassado? Apesar de já existir uma resposta construída e moldada para tal pergunta eu ainda me questiono se o meu fazer teatral transmite algo de importante para a sociedade, se este vai fazer com que meus colegas de palco venham a absorver algo e recriar de suas próprias formas as diferentes visões ali empregadas. 
Ainda somos bebês no cenário teatral de nossa região, mas já nos arriscamos a pensar e discutir tudo a que ele pertence. Ultimamente estamos trabalhando um Teatro Popular e diga-se de passagem muito divertido, o Teatro de Rua nos apareceu sem muita pretensão, foi chegando e logo caiu nas graças nossa e do público mas me indago e se formos nos permitir a outras coisas... Como será? Mediante tamanha empreitada sigo sempre com pensamento otimista, onde devemos sempre nos permitir e trabalhar em busca de um ponto inatingível. 
Quanto as perguntas do inicio deste escrito... Sinceramente... 
Tanto a Função como a forma que o teatro vem sendo usado e repassado, apesar de variar de uma pessoa para outra vou aqui expressar minha ideia:
É preciso pensar o teatro na "sociedade do espetáculo". Se você esta construindo um caminho. Deve acreditar no potencial do teatro enquanto fator de mobilização e transformação social. Desde que se produzam processos teatrais que possibilitem referências para discussão de problemáticas coletivas. E, ao mesmo tempo que busquem dialogar ou incluir públicos que estão fora do "mercado"...
"DIVERSÃO CONSCIENTE E CRÍTICA" 

Ivo Nogueira 
Simples entusiasta e brincador de Teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário